30/09/2022

No âmbito do Programa Erasmus na Igreja do Loreto em Lisboa de 01 de Outubro a Dezembro de 2022

No âmbito do Programa Erasmus – tirocínio, pela Universidade de Bolonha

Título do estágio: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM ARQUIVO HISTÓRICO

Estagiário: Dr. Luca Pompinetti

Supervisor: Doutora Nunziatella Alessandrini

Local: Fabbrica della Chiesa di Nostra Signora di Loreto, em Lisboa

Período: Outubro / Dezembro 2022

PROGRAMA

Organização temática e cronológica do património documental dos arquivos da Igreja dos Italianos em Lisboa (séculos XVI-XI). O material, já catalogado e parcialmente digitalizado, encontra-se em fase de análise, descrição e ordenação, o que o tornará mais acessível aos investigadores, facilitando a sua divulgação e estudo. O estagiário trabalhará sob a supervisão direta do diretor do arquivo, apoiando o projeto de reorganização em curso.

ENQUADRAMENTO DO ESTÁGIO

A Igreja dos Italianos em Lisboa tem sido um ponto de referência para acomunidade italiana em Portugal durante cinco séculos.O conhecimento de seus arquivos fornece uma importante lição sobre adinâmica, problemas e linhas evolutivas dos fluxos emigratórios intra-europeus e sobre as condições de integração das comunidades expatriadasno país anfitrião.

A Professora Nunziatella e o Erasmus Luca Pompinetti no Arquivo do Loreto a 27 Out 2022

Ao terminar o Erasmus no Arquivo do Loreto.