29/04/2017

Igreja do Loreto - Apresentação do livro de Mons. Prospero Peragallo

Apresentação do livro de Mons. Prospero Peragallo

Amigos da Igreja do Loreto

No dia 27 de Abril de 2017 realizou-se na Sacristia da Igreja do Loreto a apresentação do livro “Monsignor Prospero Peragallo”, escrito em italiano pelo Pe. Sérgio Filippi scj.

Monsenhor Próspero Peragallo exerceu o seu ministério sacerdotal primeiro em Génova e depois em Lisboa, onde guiou esta Igreja durante 30 anos (de setembro de 1865 a julho de 1896).

A apresentação do livro decorreu pelas 18h30 na Sacristia desta Igreja.

Tivemos a presença de sua Exa. Rev.a o Sr. Núncio Apostólico, Mons. Rino Passigato.

Estavam também presentes  D. Andrea Piccioni, secretário da Nunciatura,  o Pe  José Agostinho scj, Provincial dos Dehonianos, o Pe Sérgio Filippi scj,que é o autor do livro apresentado, o Pe Francesco Temporin, actual Reitor do Loreto, Pe Paolo Riolfo scj e o Pe Manuel de Nóbrega scj.

Marcou presença o Sr. Embaixador de Itália, o Dr. Giuseppe Marabito.

A Junta da Igreja estava presente: Eng. Giuseppe Nigra,  a Sra. Teresa Bartolomei, a Sra. Carla Minelli e a Dra. Nunziatella Alessandrini.A Santa Casa da MIsericórdia de Lisboa também esteve representada pela Dra. Luisa Colen.

A apresentação do livro ficou ao cuidado do Pe. José Agostinho de Figueiredo scj, Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus ou Dehonianos.

Com entusiasmo e competência apresentou o livro e especialmente a figura grande do antigo Reitor Mons. Próspero Peragallo, que guiou esta Igreja durante 30 anos (de setembro de 1865 a julho de 1896).

Várias pessoas amigas vieram marcar presença. No fim o Pe. Sérgio deu uma sessão de autógrafos.

A rematar bem este acontecimento, foi servido um pequeno lanche aos participantes.

Os livros do Pe. Sérgio Filippi, “La Chiesa degli Italiani” e  “Monsignor Prospero Peragallo” estão disponíveis para os interessados na Igreja do Loreto.O Pe. Sérgio Filippi scj continua a pesquisar no arquivo do Loreto.  Assim em breve poderemos ler mais  textos sobre a nossa Igreja de Nossa Senhora do Loreto.

O Loreto faz 500 anos em 8 de Abril de 2018. Várias iniciativas culturais e religiosas estão a ser tomadas para celebrar os 5 séculos do Loreto. Esteja atento.Já no início do mês de Maio começarão obras de restauro e beneficiação da Igreja.

Votos de felicidades e de Bênçãos da Senhora do Loreto para todos os amigos!

Pe. Manuel de Nóbrega scj