7/04/2019

Concelebração Eucarística no Encerramento das Comemorações do Quinto Centenário da Igreja do Loreto

Caros amigos da Igreja de Nossa Senhora do Loreto – Lisboa

No dia 07 de Abril de 2019, quinto Domingo da Quaresma, pelas 10h30, uma Solene Concelebração Eucarística, transmitida pela RTP, encerrou as Comemorações do Quinto Centenário da Fundação da Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto.

Foi presidente da Concelebração Sua Exa. Reverendíssima, o Senhor Arcebispo Mons. Giovanni Tonucci, prelado emérito da Santa Casa de Loreto – Itália. A celebração foi em língua portuguesa.

O Sr. Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, que facilitou a vinda ao Loreto do Senhor Arcebispo, seu amigo, foi um dos concelebrantes. Também concelebrou o Sr. Dom António Braga, Bispo emérito de Angra, nos Açores.

Estava previsto que o novo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar estivesse na Concelebração em representação do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Mas a morte de sua mãe há uma semana impediu-o de participar.

Outros concelebrantes foram: o Conselheiro da Nunciatura Apostólica em Portugal Mons. Amaury Medina Blanco, o Pe. Levi dos Anjos Ferreira, conselheiro geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o Provincial da Congregação em Portugal Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa, o Pe. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Francesco Temporin, reitor da Igreja do Loreto, o Pe. Paolo Riolfo e o Pe. Manuel de Nóbrega Chícharo, membros da Comunidade Dehoniana do Loreto, o Pe. Joaquim Freitas, do Distrito de Angola, o Pe. José Bernardino Abreu da Trindade, o Pe. Sérgio Filippi, o Pe. João Manuel de Freitas e Sousa, o Pe. Jacinto Ferreira de Farias.

Estavam presentes o Sr. Embaixador da Itália Doutor Uberto Vanni d’Archirafi, todo o pessoal da embaixada de Itália, a doutora Luisa Violo diretora do Instituto Italiano de Cultura, e autoridades civis e militares.

Presente a representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Dra. Luisa Colen.

Esteve também presente a Junta Administrativa da Igreja, formada pelo Provedor Eng. Giuseppe Maria Nigra, a Dra. Nunziatella Alessandrini, a Dra. Teresa Bartolomei e a Dra. Carla Minelli.

Participaram na celebração numerosos Italianos e devotos de Nossa Senhora do Loreto. Diga-se que a hora da celebração não era muito propícia, mas foi necessário alterar a hora devido à transmissão em directo pela Rádio Televisão Portuguesa, RTP, que levou a muitas partes do mundo a informação referente aos 500 anos da Igreja do Loreto – Lisboa.

No fim da Concelebração, o Pe. Francesco Temporin, reitor do Loreto, agradeceu a presença e participação.

Depois da bênção final realizou-se na Sacristia um breve convívio.

Foi possível também apreciar o último livro da nossa Igreja “Loreto em Lisboa” da doutora Nunziatella Alessandrini. Nesse livro pode ler-se um estudo de Dom Manuel Linda, novo Bispo do Porto, sobre questões do Loreto.

Chamo a atenção para a celebração do Domingo de Ramos, próximo Domingo, pelas 11h30, presidida, como de costume nesta circunstância, pelo Sr. Núncio Apostólico, D. Rino Passigato.

Queremos desejar aos amigos da Igreja do Loreto uma Santa Páscoa, na Alegria de Cristo Ressuscitado!

Pe. Temporin, Pe. Paulo e Pe. Manuel, no Loreto, Lisboa