8/12/2021

Festa da Senhora do Loreto, Padroeira da Aviação.

Na Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa,

realizou-se, a 08 de dezembro 2021, a Festa de Nossa Senhora do Loreto, inserida na Solenidade da Imaculada Conceição.

A Eucaristia Solene foi concelebrada pelas 11h30.

Presidiu à celebração o Senhor Núncio Apostólico, Sua Ex. Monsenhor Ivo Scapolo. Também o seu secretário Mons. Gian Luca Perici esteve presente.

Participou também o Padre Provincial dos Dehonianos, o Pe. João Nélio Simões Pereira.

Os três Sacerdotes que trabalham nesta Igreja, o Pe. Temporin, Reitor da Igreja, o Pe. Paolo e o Pe. Manuel concelebraram.

Marcou presença a Dra. Francesca Guariglia, em representação da Embaixada de Itália e do pessoal ligado à Embaixada.

O Sr. Pe Hélder Pimenta de Luanda, que vem muitas vezes a esta Igreja, também concelebrou.

O Senhor Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa fez-se representar.

Vieram também representações do Governo Português e das autoridades da Cidade de Lisboa.

O Coro da Tap abrilhantou, e bem, a celebração.

A Junta Administrativa da Igreja do Loreto, guiada pelo seu Provedor, e Embaixador dos Cavaleiros de Malta, Engenheiro Giuseppe Maria Nigra e as vogais Dra. Teresa Bartolomei, Dra. Carla Minelli e Dra. Nunziatella Alessandrini, estava presente.

Nossa Senhora do Loreto é Padroeira da Aviação. Vieram, por isso, representantes de algumas companhias aéreas, mormente a TAP e suas associações representativas que trouxeram as suas bandeiras que foram benzidas depois da Omilia.

Depois do cântico da Comunhão foi rezada uma oração de consagração dos pilotos a Nossa Senhora do Loreto.

Antes da oração final o Senhor Núncio Apostólico benzeu uma lápide-recordação do Pe. Sérgio Filippi Scj, que dedicou muitos anos da sua vida a pesquisar o arquivo da Igreja e a escrever diversos livros sobre a construção e a vida da Igreja do Loreto, desde a sua fundação em 08 de Abril de 1518. o Pe. Sérgio faleceu a 28 de Janeiro de 2021, vítima da pandemia de Covid-19.

A pedra-lápide será colocada na sala do Arquivo, onde o Pe. Sérgio passou muitas horas de trabalho de pesquisa.

Numerosos fiéis italianos e portugueses participaram na Eucaristia.

No fim da Eucaristia realizou-se o tradicional convívio na Sacristia.

Rezámos por todos os amigos e devotos da Senhora do Loreto.

Aqui partilho algumas fotos do acontecimento.

Respeitosos cumprimentos

Pe. Manuel de Nóbrega Scj

igrejaloreto@gmail.com

O Senhor Núncio Apostólico benzeu uma lápide-recordação do Pe. Sérgio Filippi Scj